É importante se adaptar à bolsa de ostomia, não importa se a sua condição é temporária ou permanente. A intenção é que o período seja confortável, mantendo a saúde e sem interferir na sua rotina. Para isso, é importante entender os cuidados principais.

Também precisamos ter atenção para questões que te trazem desconforto ou mesmo prejudicam sua saúde. Além disso, surgem muitas dúvidas quando o assunto é ostomia e quanto mais informação tivermos, melhores serão os cuidados.

 

Saiba o momento de esvaziar a bolsa

 

O saco coletor ou bolsa de ostomia, como também é chamado, precisa ser visto e cuidado como uma extensão do corpo do paciente. Para isso, precisamos identificar o momento de certo de realizar o esvaziamento do recipiente.

A bolsa precisa ser esvaziada quando estiver em menos da metade da sua capacidade, ou seja, cerca de 1/3.

 

Troque sua bolsa de ostomia com a frequência correta

 

Não é recomendado que o paciente permaneça com a bolsa por mais de 5 dias, sendo recomendado trocar a cada 3 dias. O erro nessa frequência pode trazer problemas como lesões na pele. Também é importante retirar com cuidado, sempre descartando a bolsa retirada.

 

Faça a higiene correta após a retirada da bolsa

 

A higiene é outro ponto fundamental para saúde e conforto aos pacientes que usam a bolsa de ostomia. É indicado tomar banho, a fim de retirar o restante de cola e deixar a pele limpa, com água e sabonete, para receber a nova bolsa. Claro, tendo muito cuidado e secando a região com tecido macio antes da reposição.

 

Fique de olho na alimentação

 

Os ostomizados não possuem contraindicações sobre a alimentação, apenas o direcionamento para consumir comida saudável. Isso porque alimentos naturais tendem a trazer menos problemas como gases, constipação ou diarreia. E a frequência das refeições é outra ferramenta para garantir o bom funcionamento do intestino.

 

Beba bastante água

 

A água mantém seu corpo hidratado e contribui para regular o intestino, junto aos bons alimentos consumidos, como aqueles ricos em fibras. O seu bem-estar aumenta quando consegue consumir as quantidades adequadas de água, porque a substância está presente em todos os processos do nosso organismo.

 

Tenha atenção para a atividade física

 

A rotina saudável é recomendada para garantir a saúde de quem usa a bolsa de ostomia. Pensando nisso, as atividades físicas podem fazer parte do dia a dia, porém, deve-se evitar aquelas em que há risco de trauma corporal, como esportes em conjunto. Mas nada te impede de caminhar, andar de bicicleta, nadar etc.

Agora que você tem várias dicas para se adaptar à bolsa de ostomia, precisa tomar os cuidados e procurar soluções que melhorem seu dia a dia. Tenha uma boa alimentação, beba água, pratique atividade física e use ferramentas que colaborem para que se sinta melhor, como bolsas e tampões que disfarçam o procedimento.

O importante é que você busque o seu bem-estar como prioridade e vá se adaptando aos poucos. Troque exercícios que são mais difíceis por outros que goste, como é o caso da atividade física. Opte por mais qualidade de vida.

Acesse nosso site e confira os nossos produtos, o nosso foco também é contribuir para sua qualidade de vida!