Desde o início da pandemia, brasileiros passaram a realizar check-ups e exames de prevenção com menor frequência 

 

É de conhecimento geral que qualquer doença, cujo diagnóstico seja realizado de maneira precoce, apresenta boas chances de cura. A melhor maneira de identificá-las é através dos exames preventivos, que possuem uma variedade enorme de objetivos e procedimentos diferentes. 

 

O grande problema é que, segundo uma pesquisa realizada em 2020 pela Ticket, empresa do setor de benefícios, a pandemia influenciou os cuidados da população. Embora quase 80% dos respondentes tenham realizado alguma consulta médica nesse período, mais da metade tiveram sua rotina de cuidados alterada pelo receio de contrair covid-19 ao visitar unidades de saúde. De acordo com os entrevistados, 31% realizaram check-ups com menor frequência em relação ao que faziam antes da pandemia e 28% sequer foram a consultas ou fizeram exames de prevenção.
 

Esses dados são alarmantes, porque os exames preventivos englobam todas as fases de vida de um indivíduo. Ainda na gestação, por exemplo, os exames pré-natais podem verificar a saúde do bebê como um todo. Na infância, as medições e exames cognitivos são essenciais para o acompanhamento dos pequenos. Já na fase adulta e na terceira idade, os exames preventivos ajudam a identificar as doenças e condições de saúde próprias da idade, como câncer, falta de vitaminas, saúde do coração, entre outras. 

Diante da grande quantidade de doenças assintomáticas que existem, os exames preventivos ganham ainda mais importância, considerando as taxas de sucesso nos tratamentos que são realizados logo no início do desenvolvimento da doença. Nesse contexto, conhecer seu histórico familiar de doenças é essencial para que o médico possa solicitar exames próprios numa possível investigação da questão da genética. 

Vale ressaltar também que procurar atendimento médico apenas nas situações nas quais haja algum sintoma ou incômodo não é uma prática saudável. Grande parte das doenças que podem se agravar demoram a apresentar sintomas e, normalmente, quando eles aparecem, com a doença já está instalada, o tratamento se torna mais complexo e as taxas de cura mais baixas. 

Por mais qualidade de vida 

Estar saudável envolve uma grande variedade de fatores, além de estar com os exames preventivos em dia. Aliado a uma vida com a prática de hábitos saudáveis, um atendimento de qualidade é fundamental, já que eles vão ajudar a manter o seu organismo forte. 

Nesse quesito, a Special Saúde se destaca. Fundada no ano de 2012, a instituição oferece aos seus clientes um atendimento totalmente personalizado na área da saúde, seja com os produtos ou serviços. Quer receber um atendimento com a qualidade que você merece? Então, entre em contato.