A dieta enteral é um tipo de alimentação líquida, pela trituração dos alimentos ou fórmulas enterais, que contém todos ou quase todos os nutrientes que o paciente precisa.
Normalmente, essa dieta é destinada a pessoas que não podem fazer uma refeição via oral ou que precisam ingerir mais calorias que uma dieta normal oferece.

Como funciona

Através de uma sonda, através do nariz, boca e em alguns casos da pele diretamente até o estômago, o paciente recebe a alimentação. A forma como a dieta é passada para o paciente é determinada pelo médico/profissional da saúde e varia de acordo com a doença, tempo estimado de utilização da sonda, o objetivo e estado clínico geral.

Tipos de sonda para dieta enteral

Existem alguns tipos de sonda, por onde a dieta pode ser passada:

  • Orogástrica e oroentérica: é colocada através da boca, até o estomago ou intestino.
  • Nasogástrica: é colocada através do nariz até o estômago.
  • Nasoentérica: é colocada através do nariz até o intestino.
  • Gastrostomia: é colocada diretamente sobre a pele, até o estomago.
  • Duodenostomia e jejunostomia: é colocada através da pele, até ao duodeno ou jejuno.

Indicação

Casos que, normalmente necessitam deste tipo de dieta, são bebês prematuros, síndrome de dificuldade respiratória, síndrome do intestino curto, malformações no trato intestinal; desnutrição grave; transtornos alimentares, como anorexia, entre outros.

Em todas as situações quem faz a análise do paciente é o médico/profissional da saúde responsável pelo quadro do paciente.

Acesse o nosso site e conheça mais dos nossos produtos e serviços!