O que é?

Um estoma nada mais é que uma abertura, criada através de um procedimento cirúrgico simples, com o objetivo de criar um novo canal de comunicação entre o órgão afetado e o exterior. A estomia é aplicada em pacientes que possuem dificuldades respiratórias, digestivas ou urinárias, por isso, existem finalidades e nomenclaturas diferentes conforme o local do procedimento.

Se ele for realizado sobre a traqueia, é chamado de traqueostomia e a sua função será garantir a respiração do doente; se for no abdómen, podemos estar falando de uma gastrostomia, que permite a alimentação do paciente ou, caso a função do estoma seja a eliminação de fezes ou urina, trata-se de uma colostomia, ileostomia ou urostomia.

Possíveis causas

Algumas pessoas necessitam do estoma de forma temporária, enquanto outras podem precisar de forma definitiva. Sendo assim, existem diversos motivos que podem levar uma pessoa a realizar esse procedimento:

· Tumor no estômago, cólon, reto ou na bexiga

· Doenças renais

· Infeção abdominal grave

· Doença inflamatória intestinal complicada, como diverticulite, colite ulcerosa ou doença de Cronh

· Oclusão intestinal grave

· Uma malformação congénita

· Situação traumática, resultado de um acidente

Adaptação

Os pacientes ostomizados, nos casos de estomia digestiva ou urinária, possuem um tubo conectado a uma bolsa que servirá como recipiente para armazenar o conteúdo eliminado pelo corpo. Isso traz desconforto para os pacientes no começo, mas é extremamente importante para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas. Após a adaptação e o domínio dos cuidados necessários com limpeza, é possível viver uma vida completamente normal.

Na traqueostomia, ocorre a inserção de uma cânula, que pode ser de plástico ou metal, por onde o ar irá passar. Alguns dispositivos podem conter um balãozinho transparente, chamado de “cuff”, que contribui para diminuir o risco de engasgos, mas esse só deve ser manipulado por um profissional de saúde. O paciente precisa aprender os cuidados necessários com a limpeza da cânula interna, que fica dentro da cânula de traqueostomia.

Os avanços da tecnologia permitem um procedimento menos invasivo e uma recuperação muito mais rápida e indolor do paciente. Porém, uma ostomia ainda tem um impacto grande na autoimagem de uma pessoa, assim como em sua rotina. Por isso, é importante realizar consultas com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros e psicólogos, para ajudar na desmistificação sobre o estoma e a aceitação dessa nova fase na vida da pessoa.

Cuidados gerais com o estoma

Depois da cirurgia, existem vários cuidados necessários com a pele e a limpeza do estoma, como mencionamos anteriormente. É papel do estomaterapeuta ajudar o paciente a escolher um dispositivo e ensinar os cuidados básicos. Como sabemos das inseguranças e dúvidas que podem surgir nesse momento, criamos uma lista para ajudar:

· Observe a cor do estoma. O normal é que ele apresente um tom rosado, já que são localizados em uma zona rica em vasos sanguíneos.

· A limpeza da pele ao redor precisa ser feita com água e sabonete neutro, sem esfregar

· Apare os pelos ao redor do estoma com tesoura de ponta curva

· Evite a utilização de cremes ou pomadas, uma vez que impossibilitam a adesividade da placa na pele

· Produtos com álcool podem irritar a pele próxima ao estoma

· Avalie com cuidado o recorte da placa, uma vez que um recorte muito largo provoca maceração da pele

· A pele deve ser observada sempre for feita a troca da bolsa, prevenindo situações de maceração da pele

· Esvazie ou trocar a bolsa quando estiver com cerca de 1/3 de sua capacidade para evitar o peso excessivo

· Use sempre equipamento coletor (bolsa) adequado ao tipo de estoma

· Guarde as bolsas de reserva em lugar arejado, limpo, seco e fora do alcance da luz solar, sem dobrá-las

Equipamentos e tratamento

É extremamente importante que você tenha um sistema de bolsa que funcione bem para você. A Special sabe que essa é uma decisão importante após a cirurgia e, pensando nisso, disponibilizamos em nosso site você diversos modelos de bolsas, tanto de uma peça quanto de duas peças, além de informações sobre como cada uma delas funciona.

Possuímos todos os produtos e acessórios necessários para você cuidar e continuar seu tratamento de estomia, além de contar com uma linha de atendimento com profissionais para você tirar quaisquer dúvidas que surgirem. Esse é o cuidado que você merece.

Acesse nosso site.