Já estamos em outubro, que tem a cor rosa espalhada por todos os cantos do Brasil, do começo ao fim. Trata-se de um mês o qual deixa em destaque a saúde feminina e a importância de medidas preventivas para combater o câncer de mama, uma doença que mais mata as mulheres brasileiras e de todos os outros países do mundo inteiro.

Para prevenir e diagnosticar esta doença de modo precoce, é preciso fazer consultas e exames de rotina, além do autoexame, que é essencial para identificar qualquer alteração nas mamas que possam indicar o desenvolvimento de um câncer.

 

Como fazer o autoexame?

 

A prática do autoexame é uma hora em que a mulher tem a chance de conhecer o próprio corpo e deve ser realizado quando a mulher está, de preferência, em um momento consigo mesma, como no banho, por exemplo. Para examinar as mamas, é preciso colocar a mão esquerda na nuca, com o cotovelo para cima.

Com a outra mão, comece a apalpar a mama e a axila esquerda. Os movimentos abrangem a região como um todo, sendo de forma circular, começando pelo mamilo, e também em linha reta para cima e para baixo. Ademais, é preciso avaliar se não há líquido saindo dos mamilos. Para isso, pressione-o de maneira suave. Em seguida, repita toda esta sequência também na outra mama.

A frequência do autoexame pode ser mensal. Para as mulheres que ainda menstruam, o período mais indicado é de sete a dez dias após o começo da menstruação. Já para as mulheres que não menstruam mais, pode ser qualquer dia do mês.

 

Sintomas e tratamento

 

Apesar de nem sempre ser indício de câncer, ao menor sinal de alguma irregularidade na região das mamas, um médico deve ser consultado o mais rápido possível, para que o tratamento seja mais eficaz.

Entre os sintomas mais significativos estão a presença de caroços nas mamas, nas axilas ou no pescoço; secreção ou sangramento nos mamilos; pele avermelhada; pele e mamilos enrugados, entre outros.

Só o autoexame não diagnostica a doença. Para requer um diagnóstico completo e certeiro, exames complementares serão solicitados pelo profissional da saúde. Assim que diagnosticada a doença, o tratamento precisa ser iniciado com urgência, considerando que qualquer enfermidade que receba formas de combate precocemente, apresenta mais chances de cura.

O tratamento pode ser realizado em diferentes modalidades, que varia conforme o estágio da doença e os demais fatores envolvidos, tais como idade da paciente e a existência de outras doenças, por exemplo. No geral, o tratamento contra o câncer de mama pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, entre outras opções.

 

Por uma vida mais saudável

 

Quando se trata da saúde, seja da mulher ou o homem, qualquer serviço que tenhamos que contratar precisa ser de alta qualidade. Sendo assim, para o atendimento personalizado na área da saúde, produtos e serviços, você pode contar com a empresa Special , que atende tanto pacientes, como operadoras de saúde.

Visite nosso site, entre em contato e se cadastre para receber nossos e-mails marketing.