A Diabetes é uma doença muito comum no Brasil e no mundo. São mais de 13 milhões de brasileiros portadores de diabetes, segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Existem vários tipos de diabetes e isso ainda causa bastante confusão. Vamos entender melhor quais são esses tipos e quais as características que os diferenciam. Esse conhecimento é fundamental para cuidar da própria saúde e de amigos e parentes.

Boa leitura!

 

O que é a Diabetes?

 

Uma pessoa com diabetes não tem a capacidade de produzir insulina ou, então, não consegue processá-la da maneira correta. Essa incapacidade gera um aumento de açúcar no sangue, já que a insulina é o hormônio que atua nessa estabilização da glicose no corpo.

É possível, sim, manter uma boa qualidade de vida mesmo tendo qualquer um dos tipos de diabetes. O tratamento é contínuo, mas se feito com rigor os resultados no dia a dia são muito efetivos.

Conheça abaixo os três tipos de diabetes abaixo:

 

Diabetes tipo 1

 

Esse tipo de diabetes é caracterizado por ataque do próprio corpo contra as células beta do pâncreas, que param a produção de insulina. É uma condição chamada de ataque autoimune.

O tipo 1 tem, geralmente, origens genéticas e acomete principalmente crianças e jovens. Entre 5% e 10% dos casos de diabetes são do tipo 1, apresentando sede e fome constantes, náuseas, perda de peso e outros sintomas.

 

Diabetes tipo 2

 

Mesmo que o pâncreas mantenha as atividades normais, quem tem diabetes do tipo 2 apresenta uma certa “resistência à insulina”. Ou seja, o corpo não consegue ou sente dificuldade em converter a glicose em energia e por isso ocorre o acúmulo de açúcar no sangue.

Diferente da diabetes do tipo 1, essa tem como principal origem os hábitos sedentários. A maioria das pessoas que desenvolvem diabetes apresenta esse tipo (90%) e o tratamento envolve mudança de hábitos alimentares, exercícios físicos e controle da glicose, além do uso de insulina para casos mais graves.

 

Diabetes gestacional

 

As mudanças hormonais no corpo da mulher durante a gravidez podem desencadear a diabetes gestacional, inibindo a ação da insulina no organismo. Os sintomas são parecidos com os das outras diabetes, mas podem também nem aparecer.

Os exames de pré-natal são fundamentais para diagnosticar esse tipo de diabetes e para que seja feito o controle e acompanhamento no nível de glicose na gestação.

 

Existem, ainda, outros tipos

 

Os tipos mais comuns de diabetes são os citados acima. Porém existem outros, de natureza mais rara e que aparecem por diversos motivos. Alguns exemplos são:

 

 

 

    • Diabetes Latente Auto Imune do Adulto (LADA): é um tipo autoimune que acomete os adultos;

 

 

    • “Maturity Onset Diabetes of the Young” (MODY): mais brando que o tipo 1, esse acomete mais jovens. A obesidade infantil vem aumentando os casos desse tipo de diabetes;

 

 

    • Defeitos genéticos: alguma mutação pode causar uma disfunção na produção ou no uso da insulina pelo organismo.

 

 

 

 

Conheça nosso catálogo de medicamentos

 

Caso precise utilizar insulina para controle de diabetes ou esteja utilizando qualquer outro medicamento, acesse nosso site e conheça nossos produtos.

Nosso delivery está pronto para levar até você o que for preciso para cuidar da sua saúde com eficiência e bom atendimento.