Espirros, coriza, dor de cabeça, nariz trancado e mal-estar. Esses sintomas tiram a energia e atrapalham a nossa rotina. No entanto, diante de tais sensações, por vezes, é difícil de identificar qual é a verdadeira causa delas, considerando que as doenças alérgicas, como rinite e sinusite, podem ser confundidas.

Saber diferenciá-las é essencial para buscar um tratamento correto e receber as medicações adequadas. Do contrário, o problema pode se agravar e se tornar um problema crônico, que compromete a qualidade de vida como um todo.

Sendo assim, vamos conhecer agora um pouco mais sobre essas duas doenças e suas principais particularidades. No geral, o que diferencia uma da outra é o local no qual a infecção se aloja. Mas, atenção, vale ressaltar que a automedicação nunca é recomendada. Diante de qualquer sintoma persistente, uma avaliação médica é extremamente necessária.

 

Principais características da rinite

 

A rinite acontece quando as mucosas nasais estão inflamadas, causando sintomas como coceira no nariz, olhos, na garganta e no céu da boca, além de congestão nasal e espirros repetitivos. Ela pode ser crônica, que pode persistir por meses, ou aguda, que dura em média dez dias.

Há vários tipos de rinite. A infecciosa é caracterizada por um resfriado, na presença de bactérias e vírus. Já a alérgica acontece quando há uma inflamação, decorrente da reação que o organismo tem quando se depara com partículas que não reconhecem, tais como poeira, fumaça, pelos de animais, entre muitos outros. Quando as causas se misturam, chamamos de rinite mista.

O tratamento, de modo geral, inclui a lavagem das narinas com soro fisiológico, além do uso de determinados medicamentos, como antigripais, descongestionantes e anti-histamínicos.

 

Principais características da sinusite

 

Já a sinusite apresenta uma inflamação que afeta os seios ou sinos da face, ou seja, a parte da frente da cabeça, mais especificamente na região do nariz, olhos e maças do rosto, nas cavidades ósseas.

As causas podem variar, dentre elas o vírus influenza, aparecendo em conjunto com quadros de gripes. No entanto, também podem aparecer por causa de bactérias ou até mesmo em decorrência de outras condições, como alguma infecção ou alergia que possa bloquear de certa forma a drenagem normal da região.

Quando os sintomas duram em média 12 semanas, dizemos que a sinusite é aguda. Mas quando passa desse período, ela é denominada crônica. Dentre os principais estão a perda do olfato, dores e pressão na cabeça e no rosto, dor de ouvido, febre, tosse, fadiga, dor de garganta, entre outros.

Para tratar e controlar a sinusite, pode ser receitado o uso de anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, descongestionante nasal e corticoides. A lavagem das narinas com soro fisiológico também pode trazer alívio dos sintomas.

 

Bem-estar acima de tudo

 

Conhecer a enfermidade que nos acomete é um dos primeiros passos para atingir o controle e a cura. Nesse processo, consultas com especialistas e a utilização de produtos de qualidade são essenciais para a manutenção da qualidade de vida e de uma vida saudável.

Por esta razão, conheça a empresa Special , que atua no atendimento personalizado na área de saúde, produtos e serviços relacionados. Entre em contato e receba um atendimento de alta qualidade.