Por muito tempo, o cuidado de saúde se associou mais fortemente aos problemas físicos, fossem eles quais fossem. Mas, hoje em dia, o olhar para a saúde mental também ganhou espaço e se tornou algo mais valorizado. Esse foi um importante passo para a sociedade, para que todas as pessoas aumentem suas chances de viverem bem.

Não à toa, foram criadas várias campanhas de conscientização sobre a importância da saúde mental, incluindo a ideia do Setembro Amarelo. Durante o nono mês do ano, há campanhas de incentivo e conscientização sobre este importante tópico.

Para darmos nossa contribuição por aqui também, falaremos um pouco mais sobre a importância de cuidar da saúde. Todos nós devemos nos preocupar com isso, garantindo uma vida mais completa e feliz em todos os aspectos.

 

Por que a saúde mental é tão importante?

 

São diversos os motivos que podem ser citados aqui. Primeiro de tudo, é fundamental entender que os problemas de ordem mental são extremamente perigosos para a vida de uma pessoa.

Provavelmente, todos os leitores conhecem alguém que conviveu com a depressão, ou ao menos sabem histórias sobre o tema. A depressão é silenciosa muitas vezes, e não se reflete inicialmente no lado físico. Mas ela pode ser muito traiçoeira, levando até mesmo a casos de suicídio.

Portanto, o primeiro ponto é: cuidar da saúde mental é cuidar da própria vida.

Além disso, para qualquer atividade precisamos estar em boas condições mentais. Em nosso trabalho, nos estudos, nos relacionamentos pessoais. Se a nossa mente não estiver feliz, tendemos a ficar mais estressados, desatentos, menos empáticos às outras pessoas.

Ou seja, acabamos rendendo menos profissionalmente, tornamos nossa vida pessoal menos prazerosa, para nós mesmos e para quem está perto e, no fim, isso se torna uma bola de neve que não trará nada de bom.

E, claro, a saúde mental também é capaz de evitar doenças físicas. Os níveis de estresse são menores quando estamos mentalmente saudáveis, o que já diminui sensação de cansaço, muitas vezes evitam dores e sensações de ansiedade etc.

A nossa própria imunidade pode acabar caindo se nossa condição psicológica se deteriora. Pequenos problemas de saúde surgem, como alergias, queda de cabelo e outros. Tudo isso pelo estresse que, muitas vezes, está conectado a uma saúde mental debilitada.

Logo, cuidar da saúde mental é também prevenir problemas físicos. Ou seja, uma plena condição de saúde não é apenas estar sem debilidades físicas. É também estar com o lado psicológico fortalecido. Em ciclo virtuoso, o bom funcionamento da mente diminuirá também os riscos de o corpo sentir efeitos adversos e adoecer.

Por tudo isso que citamos, está explicado por que é não apenas importante, mas fundamental e necessário, cuidar da saúde mental. Assim, a pessoa poderá ter uma existência plena e feliz, com realizações pessoais e profissionais, em todas as esferas da vida.

Para receber mais conteúdos como esse e se informar sobre importantes temas, faça seu cadastro para receber nossos e-mails marketing. Ficaremos felizes em enviar informações relevantes, que possam contribuir com o conhecimento da sociedade sobre diversos aspectos relacionados à saúde.