Você sabia que o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre a população masculina no Brasil? Sabendo disso, é importante que os homens fiquem cientes a respeito de quais são os tipos de tratamentos para o câncer de próstata.

De acordo com INCA (instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina e representa cerca de 29% dos diagnósticos de câncer no país. Além disso, alguns dados apontados por eles mostram que de 2020 a 2022 poderão ter 65.840 novos casos de câncer de próstata.

Desta forma, é importante entender melhor sobre o assunto. Por isso, desenvolvemos este artigo com as melhores informações para que você saiba quais são os possíveis tratamentos para câncer de próstata e o que deve ser feito.

Câncer de próstata: o que é?

O Câncer de próstata é causado por um o tumor que afeta diretamente a próstata. Apesar de ser uma doença relativamente comum, muitos homens não conversam sobre o assunto e criaram um tabu a respeito da doença, do diagnóstico e do tratamento.

A confirmação do câncer de próstata pode ocorrer através de biópsia, geralmente indicada logo após o médico notar que existe alguma alteração no exame de sangue (PSA). O exame de toque retal somente é necessário caso haja suspeita de câncer por parte do médico especialista.

O que pode desencadear um câncer na próstata?

Alguns fatores que podem ocasionar maiores chances do desenvolvimento do câncer de próstata são: idade avançada, (geralmente acima de 55 já é para se manter atento), histórico de câncer na família (é o que deixa os homens mais em alerta) e obesidade.

Tratamentos indicados para câncer de próstata

Quando ocorre o diagnóstico da doença, geralmente o médico discute com o paciente e com a família dele os melhores tipos de tratamento existentes para o caso em especifico.

Desta forma, o médico levará em consideração quais serão os benefícios de cada opção de tratamento e serão considerados todos os fatores de risco de saúde, bem como os possíveis efeitos colaterais.

A principal forma de tratamento ainda é a cirurgia, que pode realizada em conjunto com radioterapia e tratamento hormonal, dependendo de cada caso.

Além disso, pode haver outros tratamentos como: conduta expectante, criocirurgia, imunoterapia e quimioterapia. Normalmente, esses tratamentos são feitos de forma separada mas, dependendo do caso, podem ser realizados de forma combinada.

Em casos do câncer ser identificado apenas na próstata, ele pode ser tratado através de uma cirurgia oncológica, radioterapia ou com conduta expectante, em casos específicos.

Se for um caso de metástase – em outras palavras, se o câncer que estava na próstata tiver se espalhado para outros órgãos -, a melhor forma de tratamento é a radioterapia em conjunto com tratamento hormonal.

Definitivamente, a escolha do melhor tipo de tratamento para o câncer de próstata vai ser feita de forma individualizada, pelo médico especialista, após ele estabelecer quais serão os riscos e benefícios para se obter um bom resultado para o paciente.

Acesse nosso site para conhecer nossos produtos!