Conheça os benefícios dessa modalidade de atendimento, seu impacto no tratamento de pacientes e como ela pode gerar uma redução de custos para as instituições de saúde.

Apesar de ser um termo bastante comum, a atenção domiciliar de saúde ainda é pouco explorada em nosso país. Ela consiste no conjunto de cuidados, que podem ser voltados para a reabilitação, acompanhamento e tratamento de pacientes, de acordo com as necessidades de cada um, e que é realizado na própria residência da pessoa, longe das pendências de clínicas e hospitais.

Quais são os benefícios?

Nos Estados Unidos, uma série de estudos realizada pela JAMDA (Journal of the American Medical Association), provou que os benefícios do atendimento domiciliar são muitos, como taxas mais baixas de depressão, tempo de recuperação menor, chances de complicações reduzidas, principalmente aquelas relacionadas ao próprio ambiente clínico, como infecções hospitalares, e tudo isso por apenas uma fração do custo para as instituições de saúde.

Para traduzir isso um pouco melhor em números, segundo um desses estudos, em um período de seis meses de recuperação, dos pacientes que realizaram o tratamento em casa, apenas 20% precisaram retomar o tratamento de alguma forma, enquanto aqueles que permaneceram no hospital demonstraram uma necessidade maior, totalizando 37%. Além disso, nesses retornos ao hospital, a média de dias de internação também foi significantemente reduzida. Aqueles que tiveram atenção domiciliar tiveram sua recuperação em 1,53 dia, enquanto os que ficaram no hospital precisaram de 4,09 dias.

Que fatores influenciam nos resultados?

Esses resultados se tornam possíveis devido a uma série de fatores, que podem estar ligados a questões como:

· Um atendimento mais humanizado, ou seja, existe um contato mais íntimo e transparente entre médicos, pacientes e familiares, o que pode tornar todo o processo menos estressante.

· Por estar em casa, o ambiente é mais confortável e traz uma sensação maior de segurança do que as dependências dos hospitais. Além disso, é possível para o paciente manter sua rotina e seus hábitos.

· O paciente pode ficar próximo de amigos e familiares, recebendo apoio moral e emocional durante todo o tratamento.

· A assistência é feita de forma individual, permitindo que o profissional consiga oferecer uma atenção de forma direcionada e integral ao paciente.

Como isso impacta as instituições da saúde?

O impacto dessa modalidade de acompanhamento em clínicas e hospitais é bastante significativo e pode representar uma redução enorme nos custos. Com o paciente em sua própria moradia, os gastos que seriam necessários com as dependências hospitalares são reduzidos significantemente, afinal um leito de UTI custa em média, segundo dados da Planisa, R$ 1.900 por dia para ser mantido pelo hospital.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, pelo Instituto Nacional de Pesquisas de Enfermagem, em parceria com a Universidade da Pensilvânia, observou 363 pacientes que estavam passando por diversos tipos de procedimentos. Desse total, 177 fizeram o acompanhamento domiciliar, e os outros 186 realizaram seu tratamento em hospitais. A redução do valor referente aqueles que ficaram em suas casas foi de U$ 600 mil.

Outro ponto muito relevante para o setor de saúde, no geral, é o desafogamento dos leitos hospitalares. “Esse tipo de programa poderia ajudar o sistema público e os seguros e planos privados de saúde a reduzir seus custos”, de acordo com Vicente Amato Neto, ex-superintendente do Hospital das Clínicas e ex-secretário da saúde do estado de São Paulo.

Cuidando de perto

O atendimento domiciliar, seja pelos benefícios à saúde do paciente ou pelas vantagens financeiras, é uma alternativa que deve ser mais explorada nos próximos anos pelo setor, principalmente por representar uma solução e um meio para a recuperação dos problemas enfrentados durante a pandemia de Covid-19.

A Special combina experiência com cuidado para oferecer um atendimento domiciliar personalizado, por todo o Brasil, com foco no acompanhamento e tratamento com o uso de medicamentos infusionais e terapia nutricional enteral. Além disso, nossa central de atendimento permite que você tire suas dúvidas com médicos especializados, assim você não precisa sair de casa.