Maio cinza: mês de conscientização do câncer cerebral
3 de maio de 2022

Os meses recebem  cores  com o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce de uma série de doenças que podem ser facilmente tratadas se detectadas nos estágios iniciais, como é o caso do  câncer cerebral , relembrado ao longo do  maio cinza .

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer, cerca de 4% das mortes por câncer no Brasil são desse tipo, paralelamente, é o terceiro mais comum em crianças. Com isso, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda tudo o que precisa sobre essa doença. Confira!

O que é Câncer Cerebral?

Essa doença, o câncer de modo geral, é muito conhecida por todos os brasileiros, pois, infelizmente, é comum. No entanto, ainda há muita dúvida sobre o que ela significa de maneira prática e funcional no organismo.

O câncer é uma  massa de células  que sofreram alguma mutação e se multiplicam rapidamente, prejudicando os órgãos ao seu redor ou o funcionamento dos mesmos.

No caso do câncer de cérebro, essas células podem  destruir  o tecido cerebral, comprimir o órgão, ou aumentar a pressão intracraniana. Sendo o cérebro um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano, a doença é potencialmente fatal.

 

Quais são as causas do câncer cerebral?

Assim como todos os outros cânceres, existem inúmeras razões e nem todas foram descobertas ou definidas de maneira conclusiva.

As duas hipóteses mais comuns levantadas pelos especialistas, conforme levantamento do  INCA , são o excesso de exames radiológicos, ou seja, que expõem o paciente à radiação, ou até mesmo uma deficiência no  sistema imunológico  causada por doenças autoimunes, como o HIV.

O sistema imunológico possui um papel central no controle dessa doença, uma vez que ele pode identificar as células defeituosas e controlar a sua reprodução, no entanto, nem sempre isso é suficiente.

Sintomas do câncer cerebral

Como não existem  exames de rotina  capazes de identificar esse problema, afinal, o excesso dos mesmos podem agravar o quadro, é fundamental estar atento a sintomas que são facilmente confundidos com outras doenças, mas que em conjunto podem indicar esse problema.

Por ser uma doença que acontece no  cérebro , dependendo da região, os sintomas são diferentes, porém, os mais comuns são:

    • Dor de cabeça que dura dias;
    • Náuseas e vômito frequente;
    • Visão turva;
    • Convulsões;
    • Alterações no comportamento e na personalidade de modo repentino;
    • Sonolência;
    • Perda de equilíbrio, dentre outros.

Por contar com um diagnóstico complexo, é fundamental ir a fundo em cada alteração detectada em outros exames, uma vez que eles podem levar até essa doença que causa diversas outras.

Como é o tratamento?

O câncer no cérebro é um problema difícil de ser solucionado justamente por se localizar em um dos órgãos mais importantes do corpo humano, e um dos poucos que não pode ser substituído por um transplante.

A quimioterapia e radioterapia é realizada em casos específicos, quando o tamanho e a localização do tumor é altamente conhecida. Porém, a cirurgia é a única forma de cura definitiva encontrada até o momento.

Se você está com suspeitas da doença, procure o seu médico o quanto antes. Nós da Special estamos aqui para ajudar com o seu tratamento da melhor maneira possível.

Acesse nossas redes para mais materiais exclusivos sobre o tema!

2 de julho de 2025
A hidratação é fundamental em todas as fases da vida, mas ganha uma atenção especial na terceira idade. Com o envelhecimento, a sensação de sede diminui, o que pode levar à ingestão insuficiente de líquidos e, consequentemente, à desidratação — uma condição comum entre idosos. Mas por que isso é tão preocupante? A falta de hidratação pode desencadear sérios problemas de saúde, como: Infecções urinárias; Constipação intestinal; Queda de pressão arterial; Confusão mental; Complicações renais. Como incentivar a ingestão de líquidos na rotina? ✔ Ofereça água saborizada: Adicione fatias de frutas como limão, morango ou laranja e ervas como hortelã para tornar o hábito mais atrativo. ✔ Inclua chás naturais: Camomila, erva-doce e cidreira são ótimas opções — sempre sem açúcar. ✔ Use alimentos ricos em água: Melancia, melão, pepino e abobrinha ajudam a complementar a hidratação diária. ✔ Crie uma rotina com horários fixos: Mesmo sem sede, lembretes para beber água ao longo do dia ajudam a manter o consumo adequado. ✔ Tenha sempre uma garrafinha por perto: A acessibilidade estimula o consumo ao longo do dia.  📌 Recomenda-se entre 1,5 e 2 litros por dia , mas é importante seguir a orientação de um profissional de saúde, principalmente em casos com restrições médicas. Conclusão: Manter uma boa hidratação é uma medida simples, mas extremamente eficaz para preservar a saúde e o bem-estar na terceira idade. Cuide de quem você ama — incentive esse hábito todos os dias! 💙 Para mais dicas de saúde na maturidade, continue acompanhando nosso blog!
24 de junho de 2025
Com o avanço da idade, nosso organismo passa por diversas transformações — e uma delas é a menor absorção de alguns nutrientes, mesmo com uma alimentação equilibrada. Nesse cenário, a suplementação nutricional na terceira idade pode ser uma grande aliada para garantir saúde, qualidade de vida e bem-estar.
12 de junho de 2025
O mês de junho é sinônimo de comidas típicas, sabores marcantes e encontros especiais. E quem faz uso de suplementos nutricionais ou módulos de proteína também pode aproveitar essas delícias! Pensando nisso, a Special preparou receitas juninas exclusivas, adaptadas para quem segue dietas com suplementos ou espessantes, como o Nutren Senior , Nutridrink Protein , Fresubin Protein , Nutren Just Protein e Thicken Up Clear . Abaixo, você confere o passo a passo completo de cada preparo
VER MAIS