Os meses recebem cores com o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce de uma série de doenças que podem ser facilmente tratadas se detectadas nos estágios iniciais, como é o caso do câncer cerebral, relembrado ao longo do maio cinza.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer, cerca de 4% das mortes por câncer no Brasil são desse tipo, paralelamente, é o terceiro mais comum em crianças. Com isso, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda tudo o que precisa sobre essa doença. Confira!

O que é Câncer Cerebral?

Essa doença, o câncer de modo geral, é muito conhecida por todos os brasileiros, pois, infelizmente, é comum. No entanto, ainda há muita dúvida sobre o que ela significa de maneira prática e funcional no organismo.

O câncer é uma massa de células que sofreram alguma mutação e se multiplicam rapidamente, prejudicando os órgãos ao seu redor ou o funcionamento dos mesmos.

No caso do câncer de cérebro, essas células podem destruir o tecido cerebral, comprimir o órgão, ou aumentar a pressão intracraniana. Sendo o cérebro um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano, a doença é potencialmente fatal.

 

Quais são as causas do câncer cerebral?

Assim como todos os outros cânceres, existem inúmeras razões e nem todas foram descobertas ou definidas de maneira conclusiva.

As duas hipóteses mais comuns levantadas pelos especialistas, conforme levantamento do INCA, são o excesso de exames radiológicos, ou seja, que expõem o paciente à radiação, ou até mesmo uma deficiência no sistema imunológico causada por doenças autoimunes, como o HIV.

O sistema imunológico possui um papel central no controle dessa doença, uma vez que ele pode identificar as células defeituosas e controlar a sua reprodução, no entanto, nem sempre isso é suficiente.

Sintomas do câncer cerebral

Como não existem exames de rotina capazes de identificar esse problema, afinal, o excesso dos mesmos podem agravar o quadro, é fundamental estar atento a sintomas que são facilmente confundidos com outras doenças, mas que em conjunto podem indicar esse problema.

Por ser uma doença que acontece no cérebro, dependendo da região, os sintomas são diferentes, porém, os mais comuns são:

    • Dor de cabeça que dura dias;
    • Náuseas e vômito frequente;
    • Visão turva;
    • Convulsões;
    • Alterações no comportamento e na personalidade de modo repentino;
    • Sonolência;
    • Perda de equilíbrio, dentre outros.

Por contar com um diagnóstico complexo, é fundamental ir a fundo em cada alteração detectada em outros exames, uma vez que eles podem levar até essa doença que causa diversas outras.

Como é o tratamento?

O câncer no cérebro é um problema difícil de ser solucionado justamente por se localizar em um dos órgãos mais importantes do corpo humano, e um dos poucos que não pode ser substituído por um transplante.

A quimioterapia e radioterapia é realizada em casos específicos, quando o tamanho e a localização do tumor é altamente conhecida. Porém, a cirurgia é a única forma de cura definitiva encontrada até o momento.

Se você está com suspeitas da doença, procure o seu médico o quanto antes. Nós da Special estamos aqui para ajudar com o seu tratamento da melhor maneira possível.

Acesse nossas redes para mais materiais exclusivos sobre o tema!