O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o corpo não consegue produzir ou usar adequadamente a insulina, fazendo com que o nível de glicose no sangue permaneça alto. Quando não tratado, o aumento permanente da glicemia prejudica diversos tecidos do corpo, como o coração, as artérias, os rins, os nervos e os olhos. Em estágios avançados, o diabetes pode levar à morte.

Apesar da gravidade, o diabetes pode ser evitado de forma simples. Mesmo assim, os casos da doença continuam a aumentar no mundo inteiro. Confira os detalhes a seguir.

Principais tipos de diabetes

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem dois tipos principais de diabetes:

  • Diabetes tipo 1: ocorre quando o sistema imunológico ataca as células responsáveis pela produção de insulina, as células beta. Esse tipo de diabetes acomete cerca de 5% a 10% do total de pessoas com a doença. Geralmente, ela aparece na infância ou adolescência e pode ser tratada com medicamentos, alimentação saudável e prática regular de exercícios;
  • Diabetes tipo 2: ocorre quando o organismo não produz insulina suficiente para controlar os níveis de glicose no sangue ou quando ele não consegue usar corretamente a insulina que o pâncreas produz. Em média, cerca de 90% das pessoas com diabetes possuem o tipo 2. Na maioria dos casos, essa forma da doença atinge adultos e pode ser controlada com ajuda de medicamentos, planejamento alimentar e exercícios físicos regulares.

Além disso, existem outros tipos de diabetes menos comuns, como o Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA), o diabetes gestacional e o estágio de pré-diabetes. Em todos os casos, o acompanhamento médico é indispensável.

Dados sobre diabetes no Brasil

De acordo com a 9° edição do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil possui o 5° maior número de casos de diabetes no mundo, ficando atrás apenas da China, da Índia, dos Estados Unidos e do Paquistão.

Atualmente, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença atinge cerca de 7% da população brasileira, ou seja, mais de 13 milhões de pessoas. Entretanto, a estimativa da IDF é que a incidência de diabetes no Brasil aumente para 21,5 milhões até 2030.

Dados sobre diabetes no mundo

O diabetes também é um problema sério de saúde no restante do mundo. Atualmente, a IDF estima que 9,3% dos adultos entre 20 e 79 anos (463 milhões de pessoas) vivem com diabetes, sendo que mais da metade ainda não foi diagnosticada. Além disso, cerca de 1 milhão de crianças e adolescentes apresentam diabetes tipo 1.

Infelizmente, a incidência de diabetes continua a crescer de maneira assustadora no mundo inteiro. Por exemplo, em 2010 a IDF estimava que em 2025 o número de casos da doença seria de 438 milhões. Agora, a previsão foi ajustada para 578 milhões em 2030 e 700 milhões em 2045.

Os resultados da 9° edição do Atlas do Diabetes também mostraram que 95% dos diabéticos têm dificuldade em manter uma rotina de exercícios, uma dieta saudável e controlar o peso. Além disso, para 60% dos pacientes, adequar a dieta é o mais difícil. Contudo, esses cuidados são essenciais para evitar ou retardar as complicações do diabetes e fazem grande diferença na qualidade de vida.

Na verdade, alimentação saudável e exercícios físicos regulares podem evitar a maioria dos casos de diabetes, uma vez que obesidade e sedentarismo são as condições mais associadas à doença.

Continue navegando no site da Special e confira as melhores dicas para se manter saudável!