Tipo de câncer com maior incidência entre as mulheres, no Brasil e no mundo, o câncer de mama é a principal causa de morte feminina pela doença no território nacional, registrando a maior frequência em quase todas as regiões do país.

Embora também acometa o público masculino, representando apenas 1% do total de casos da doença, o câncer de mama é o câncer mais letal entre as mulheres. No ano de 2019, a taxa de mortalidade por câncer de mama na população mundial foi de 14,23 óbitos para cada 100 mil mulheres.

Como os outros tipos de câncer, o câncer de mama ou neoplasia é resultante de uma disfunção celular, que provoca o crescimento e a multiplicação desordenada de células cancerígenas no organismo até que se formem tumores.

Nesses casos, as células mais atingidas são as que fazem o revestimento dos ductos mamários ou as que se localizam nos lóbulos das glândulas mamárias.

Conheça mais dados sobre o câncer de mama e quais os principais tipos da doença.

24,5% novos casos por ano

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), foram estimados aproximadamente 2,3 milhões de casos novos de câncer de mama em 2020, representando 24,5% dos casos novos de câncer registrados em mulheres.

A IARC também estima que para 2021 estão previstas 684.996 mortes por essa enfermidade na população feminina.

Mesmo com os indicadores preocupantes, a ocorrência do câncer de mama é relativamente rara antes dos 35 anos. Além disso, nem todo tumor encontrado na região mamária é maligno. Pelo contrário, a grande parte dos nódulos identificados na mama é benigna.

Outro dado positivo é que quando o diagnóstico e o tratamento são precoces, ou seja, se realizados no estágio inicial da doença, as possibilidades de cura podem alcançar 95%.

Maior incidência a partir dos 40 anos

No nível nacional, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que, excluindo-se os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o que mais afeta as mulheres brasileiras.

Em 2019, a estimativa era de 59.700 novos casos da doença, representando uma taxa de incidência de 51,29 casos para cada 100 mil mulheres.

Em relação à taxa de óbitos, estatísticas de 2015 mostravam que esse número era de 13,68 óbitos para cada 100 mil mulheres, em uma clara curva ascendente. Nesse contexto, as regiões Sul e Sudeste são as que apresentam as maiores taxas de mortalidade pela doença, com 15,26 e 14,56 mortes para cada 100 mil mulheres.

O Inca também registra que a doença tende a ser mais incidente nas mulheres com idade acima de 40 anos. Abaixo dessa faixa etária, o surgimento da enfermidade é bem menor, da mesma forma que a mortalidade.

Tipos de câncer de mama

O carcinoma ductal é o tipo mais comum da doença, com o tumor se formando no revestimento de um dos ductos mamários, que são responsáveis por carregar o leite materno dos lóbulos até o mamilo.

O segundo tipo mais comum é o carcinoma lobular, que se caracteriza por apresentar dois tipos de tumores: o carcinoma lobular invasivo, que se desenvolve nos lóbulos mamários e o carcinoma lobular in situ.

Com menor grau de incidência, podem se manifestar o câncer de mama inflamatório, a Doença de Paget, o tumor filoide, assim como o carcinoma medular, mucinoso e tubular, além do tumor filoide maligno.

Este artigo foi útil? Aproveite que está em nosso blog e leia outros textos relacionados ao tema.