A pele é o maior órgão do corpo humano e está sempre exposta ao risco de lesões e ao desenvolvimento de doenças. Existem muitos fatores para que as doenças cutâneas surjam, desde o ressecamento e o excesso de sol até condições genéticas. A psoríase é uma das mais comuns. Continue a leitura para saber mais!

O que é

A principal característica das doenças cutâneas é a vasta extensão que costumam ocupar na pele, e com a psoríase não é diferente. É uma doença inflamatória, autoimune e não é contagiosa. Ocorre um processo de autodefesa do organismo onde as próprias células dermatológicas são atacadas, causando lesões de diversos tamanhos.

Essa doença de pele é hereditária, ou seja, transmitida geneticamente. Pode aparecer em qualquer faixa etária, mas costuma surgir antes dos 30 anos ou depois dos 50 de acordo com o Dr. Drauzio Varella.

Existe mais de um tipo de psoríase, por isso, é de extrema importância o acompanhamento de um dermatologista para o cuidado adequado dos sintomas.

Principais sintomas

Como existem vários tipos da doença, os sintomas também são distintos. As manchas vermelhas causadas pela inflamação das células estão presentes em todas as variações da psoríase, separamos alguns exemplos:

 

    • Psoríase em placasA mais comum de todas, representando 90% dos casos. Os seus sintomas envolvem lesões em relevo avermelhadas com escamas esbranquiçadas ou acinzentadas cobrindo couro cabeludo, joelhos e cotovelos.
    • Psoríase unguealNesse caso, as manchas são amareladas e ocorrem nas unhas das mãos principalmente. Também são desiguais, diferente das manchas em placas que são bem delimitadas.
    • Psoríase invertidaA invertida está mais associada aos locais com concentração de suor, como axilas, virilha e dobras (atrás do joelho e embaixo dos seios, por exemplo). Suas manchas também são avermelhadas.
    • Psoríase gutataA principal característica são as lesões pequenas e em forma de gotas, aparecem nos braços e coxas, sendo muito comuns em crianças e jovens adultos.

Como existem outras variações, assim que surgirem manchas doloridas e com coceira, consulte um dermatologista para que possa identificar qual tipo está surgindo na sua pele.

Apesar da questão genética, outros fatores impactam diretamente o desenvolvimento da doença em relação à intensidade dos sintomas, como a exposição ao clima frio e seco, banhos muito longos e quentes (promovem o ressecamento da pele e a descamação, o que aumenta muito as coceiras), ingestão excessiva de álcool, alguns medicamentos e estresse.

Tratamento

Apesar de não ter cura, os tratamentos estão cada vez mais eficientes. Com a devida orientação, é possível controlar as crises. Alguns métodos são aplicados, como:

    • Medicação tópica local, como cremes e pomadas
    • Hidratação;
    • Exposição moderada ao sol;
    • Banhos de ultravioleta A e B;

 

O dermatologista irá indicar o melhor tratamento de acordo com a gravidade, incidência e intensidade dos sintomas que o paciente apresente.

Não existe elemento mais eficiente para que um tratamento tenha resultados incríveis do que medicamentos de qualidade. A Special Pharmus tem como cerne de sua política o crescimento e o atendimento humanizado aos seus clientes.

No nosso site você tira todas as suas dúvidas pelo chat e conhece produtos de excelência em diversas áreas para que você receba em casa. Cuide-se!